Criar uma Loja Virtual Grátis
belphegor
belphegor

 

 

                                          

 

 

Belphegor (ou Baal-fegor) é um demônio das descobertas. Seduz através de inventos engenhosos que supostamente proporciona riquezas. De acordo a demonólogos do século XVI, seu poder é mais forte em outubro. Seu trabalho foi espalhar discórdia e guiar aos homens para o mau através de promessas de bens terrenos.


Belfegor originou-se na Assíria como Baal-pior. Num 25,1-5 Habitando os israelitas em Setim, entregaram-se á libertinagem com as filhas de Moab. Estas convidaram o povo aos sacrifícios de seus deuses, e o povo comeu e prostrou-se diante de seus deuses. Israel juntou-se a Belfegor,, provocando assim contra ele a cólera do Senhor: Reúne, disse o Senhor a Moisés, todos os chefes do povo, e pendura os culpados em forcas diante de mim, de cara para o sol, a fim de que o fogo de minha cólera se desvie de Israel”. Moisés disse aos juízes de Israel: “Cada um de vós mate os seus que se tenham juntado a Belfagor”. A pena é legal, a execução é pública como lição. O castigo consistia em empalar numa pica, documentado em relevos assírios.


Sl 105, 28-29 Aderiram também a Baal de Fegor, comeram as vítimas oferecidas a deuses sem vida. E o provocaram com seus crimes, uma peste irrompeu entre eles.


Os 9,10 Encontrei em Israel como cachos de uvas no deserto, vi os vossos pais como os primeiros frutos da figueira. Porém eles foram até Belfegor, se consagraram à vergonha e se tornaram abomináveis como as coisas que amavam.


Belfegor (O senhor da abertura) é descrito como um forte demônio com aspecto atlético, de vários metros de estatura, chifres de carneiro, de aspecto humano que muda nas pernas, já que em vez de pés possui enormes patas de lobo.


De acordo com a lenda, Belfegor foi enviado do Inferno à Terra por Lúcifer para averiguar se existia a felicidade conjugal. Tais rumores tinham chegado aos demônios, mas eles sabiam que as pessoas não estavam destinadas a viver em harmonia. Não obstante, as experiências de Belfegor no mundo cedo lhe convenceram de que tal rumor não tinha fundamento.


O nome do deus e de uma localidade é Ba’al Pe’or, ou seja, nome genérico e título local da divindade cananéia. Daí deriva a forma simplificada Baal-fegor e logo Belfegor.