OS SERAFINS
Parece, segundo a Bíblia, que os seres celestiais e extraterrenos diferem em categoria e autoridade. Os serafins e querubins seguem em ordem após os arcanjos e anjos.
A palavra “serafim” deve vir da raiz hebraica que significa “amor” (embora alguns achem que a palavra signifique “ardentes” ou “nobres”). Encontramos os serafins somente em Isaias 6:1-6. É uma visão atemorizante aquela em que o profeta em odoração contempla o serafim de três pares de asas acima do trono do Senhor. Podemos admitir que existam vários serafins, de vez que Isaias se refere a “cada um” e que “um gritava para o outro”. A função dos serafins é louvar o nome e a glória de Deus no céu. Essa função relaciona-se diretamente com Deus e o seu trono celestial, pois a sua posição é acima do trono, diferentemente dos querubins que estão ao lado dele. Eles eram extraordinariamente belos, “Com duas asas ele cobriu o rosto, com duas cobriu os pés, e com duas ele voou”. A magnificência do serafim faz-nos lembrar a descrição de Ezequiel dos quatro seres viventes. Ele não as chamou de serafins; no entanto, elas também desempenhavam seus serviços para Deus. Como os serafins, elas atuavam como agentes e porta-vozes de Deus. Nos dois casos, a magnificência manifestada constituía um testemunho a Deus, embora somente os serafins, evidentemente, pairassem por sobre o trono celeste como funcionários e atendentes, com a função principal de louvar a Deus.
Um Serafim é, segundo a Angelologia, um anjo de seis asas.
É comumente aceito como a primeira posição na hierarquia celestial dos anjos, sendo os que estão mais próximos de Deus. A palavrahebraica Saraf (שרף) significa "queimar" ou "incendiar", talvez uma alusão a tradições bíblicas onde Deus é comparado a um "fogo" ou mesmo a um "fogo consumidor". A referência bíblica para "serafim" está em Isaías 6:1-2.
Há ainda a tese de que não seriam anjos, uma vez que a palavra hebraica para anjo é "malak" (mensageiro) e da mesma forma no grego, anjo é "angelus" (mensageiro) e estas figuras aladas que aparecem, na Bíblia, apenas em Isaías capítulo 6, onde exaltam a Deus mas não comunicam mensagens ao profeta.
A palavra serafim foi traduzida de várias maneiras: "serpente ardente" ou "áspide ardente voadora" enquanto que outros tradutores optam por "seres exaltados ou nobres"